domingo, 28 de junho de 2020

Análise dos Programas de Ensino de Português do primeiro ciclo (1ª a 3ª classes ) de Moçambique

 No programa de ensino encontramos os seguintes elementos: Unidade Temática,  objectivos específicos, conteúdos, resultados de aprendizagem e carga horária.  

ASPECTOS EM FALTA NOS PROGRAMAS E OU EM MANUAIS

A ambientação ajuda a criança a manter se conectada com a escola, tornando assim o gosto pela escola por este entrar pela primeira vez na escola. O aluno chegado à escola tem que ser socializado em primeiro lugar só depois pode avançar se com as matérias curriculares previstas no programa. Nas sugestões metodológicas orienta se que a durante o período de ambientação, a escola deve proporcionar à criança actividades próprias desta fase, tais como jogos, danças e canções da região, canções acompanhadas de mímica, manuseio de materiais com que rabisca, desenha, pinta e recorta. Neste sentido parece não ser o que programa segue logo temos como primeiro conteúdo Expressões para cumprimentar.
Nos programas de ensino dependendo de cada Unidade Temática não encontra se os objectivos específicos definidos todos eles nos três domínios de saber: cognitivo, psicomotor e afectivo.

Programa de Língua Portuguesa vs Manual de Língua Portuguesa do aluno 1ª classe.
Há falta de alguns conteúdos no manual da 1ª classe da Língua portuguesa   mas que estão preconizados no programa da mesma clase como:
Espaços da escola; 
Função disso espaços escolares;
Expressões para identificar os objectos escolares; 
Manuseamento do livro escolar; 
Recorte, colagem e dobragem; 
Função dos espaços da casa;
Expressões para dar instruções, para perguntar e responder; 
Expressões de comparação e quantidade;
Representação gráfica do som.

Para o caso da 2ª classe verifica se quase o mesmo cenário observado na calsse anterior, a falta de alguns conteudos tanto para os manuais assim como para os manuais. A seguir fez se a alistagem de conteúdos que não estão previstos no programa de ensino:
Pronomes pessoais
Leitura e escrita de ge e gi
Leitura e escrita de gue e gui
Pronomes possessivos
No manual há falta de alguns conteúdos previstos no programa a destacar:
Expressões para manifestar medo
Desenhos sobre membros da família 
Jogos
Ilustração 
Timbres corporais 
Os conteúdos Pedido de desculpa e Resposta ao pedido de desculpa no programa de ensino estão em separados sendo que devem ser duas aulas a serem dadas, no meu entender devem serem dados em uma única aula. O aluno deve ser ensinado a pedir desculpa e ao mesmo tempo reagir a esse pedido de desculpa. Como conteúdo único teriamos Pedido de desculpa e reacção ao pedido.

No Programa  não temos conteúdos sobre Regras de higiene.
Em suma nesta classe verefica-se a falta de alguns conteúdos previstos no programa e vice versa. Alguns conteúdos do programa vem no manual em jeito de actividades o que pode perigar o trabalho do professor. 


ASPECTOS QUE DEVEM SER MELHORADOS NOS MANUAIS

Sobre tema canções na 1ª classe só aparece apenas os títulos das mesmas. E se o professor não conhecer a canção dificilmente vai ensinar na sala de aula. Antes de começar a canção, o professor deve preparar psicologicamente os seus alunos, motivando os para a actividade que irão realizar em seguida. É importante que o professor cante primeiro a canção do princípio ao fim, de modo a expô-la completamente aos seus alunos. Em muitos dos casos no manual aparece que canção precede o conteúdo tratado e em forma de actividade,  importa referir aqui mais uma vez que  o conteúdo é que deve preceder a canção.  
Alguns conteúdos na 2ª classe estão de forma invertida como pode ser ver com Introdução do ch está plasmado na Unidade Temática Corpo Humano mas no manual aparece na Unidade Temática Ambiente. Outro conteúdo com mesmo caso é Expressões interrogativas que no programa está previsto na Unidade Temática Corpo Humano e no mal está na Unidade Temática Saúde e Higiene.
Temos o Conteúdo Fábulas, Lengalengas, Poemas e Contos muitas vezes aparece assim no livro mas concretamente só trata de uma única coisa, por exemplo Fábula ou Contos. Pela complexidade do conteúdo deve ser dissolvido e assim originando quatro. Já para a 3ª classe encontramos textos um poucos longos e sem grande motivação para o aluno. Seria oportuno reforçar se os textos por catazes grandes com imagens e textos para criar gosto pela leitura nas primeiras classes.

Quanto às sugestões metodológicas no tratamento dos conteúdos encontramos o seguinte:

1ª classe 
 Ambientação 
Oralidade
Pré-leitura
Leitura e escrita 
Funcionamento da Língua 

2ª classe
Oralidade 
Leitura e escrita 
Funcionamento da língua 

3ª classe
Oralidade 
Leitura e escrita 
Funcionamento da língua 


Da 1ª a 3ª classe verifica se uma elevação das exigências em termos da oralidade, leitura e escrita e do funcionamento da língua. Funcionamento da língua deve estar patente em todos casos e não pode ser vista apenas de forma isolada, é do conhecimento que nele trata se as regras gramaticais que em qualquer caso são necessrias para a organização de um discurso coeso e coerente, tanto na oralidade assim como na escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rei e o ladrão

   O Rei e o ladrão. Houve denuncia de um ladrão que amedrontava na Zona, logo que o Rei soubera mandou seus soldados prenderem o ladrão. ...