domingo, 28 de junho de 2020

Análise do Programa de Matemática da 2ª classe de Moçambique (Programas revistos)

Introdução 


Segundo o INDE (2018, pág. 119) "Matemática é uma disciplina que tem como missão desenvolver competências de resolução de problemas, aplicando conhecimentos de contar, calcular, bem como competências de situar e orientar, identificar, relacionar, classificar, estimar e medir grandezas, interpretar mensagens na linguagem simbólica e gráfica, assim como recolher e organizar dados, em tabelas e em gráficos". O que se pode compreender exatamente no trecho acima a Matemática é meramente útil para a vida, assim sendo é de extrema importância que se organize atenciosamente as actividades de ensino, desde a planificação, preparação do material didáctico e na avaliação de modo que não seja olhada pelo aluno como sendo difícil.



















Análise do Programa de Matemática da 2ª classe


Em relação a estruturação do programa de ensino encontramos os seguintes elementos: Unidade Temática,  objectivos específicos, conteúdos, resultados de aprendizagem e carga horária. Para o estudo do programa de ensino Matemática recorri ao programa da 2ª classe do novo currículo disponibilizado pelo INDE, 2018. 

O programa de Ensino de Matemática da 2ª classe contém três unidades temáticas nomeadamente: NÚMEROS NATURAIS E OPERAÇÕES, ESPAÇO E FORMA E GRANDEZAS E MEDIDAS.
Cada Unidade Temática contém os conteúdos fundamentais a serem tratados, vê-se a seguir:

Números naturais e operações

 Revisão dos números naturais até 50;
Números naturais até 100;
Números ordinais até 20o;
Adição e subtracção até 100;
Multiplicação e divisão de números naturais até 50.

Espaço e forma


Linhas curvas e rectas;
Noção de segmento de recta;
Figuras planas (quadrado, rectângulo, triângulo e círculo);
Sólidos geométricos (bloco, cubo, esfera e cilindro).

Grandezas e medidas

Medição de comprimentos (noção do metro);
Capacidades (noção do litro);
Massas (noção de quilograma);
Relógio (horas inteiras);
Calendário (dia, semana, mês e ano);
O dinheiro moçambicano.


Aspectos positivos  no programa de ensino de Matemática 
Um dos aspectos positivos do programa é a existência de sugestões em cada Unidade Temática, que de certa forma eles ajudam o professor na planificação das aulas a serem ministradas.
Quanto ao tratamento de conteúdos os temas em  são introduzidos de forma gradual  partindo do conhecido ao abstracto. Os conteúdos são apresentados respeitando a hierarquização e de forma interligada.
O tempo previsto para o tratamento de cada Unidade Temática é suficiente analisando aquilo que é a complexidade ou não de cada Unidade.

Aspectos a serem melhorados no programa de ensino de Matemática
No programa de ensino em quase todas as Unidades Temáticas não encontram se os objectivos específicos definidos todos eles nos três domínios de saber: cognitivo, psicomotor e afectivo.
A unidade temática Números naturais e operações não prevê qual é o tipo de material didáctico que pode ser usando em aulas para a concretização do ensino e aprendizagem dos conteúdos planificados,  como é do nosso conhecimento, o material didáctico chama atenção ao aluno de modo que assimile de boa forma as matérias curriculares.
É preciso considerar que as canções e os jogos de aprendizagem estimulam o aluno na percepção dos conteúdos, daí ser crucial a indicação de algumas canções que podemos serem  usadas na sala na introdução de conceitos ou consolidação da matéria assim como os respectivos jogos.







Conclusão

A Matemática configura se como uma disciplina indispensável para a vida, no dia a dia depramo-nos com problemas e que não maioria requerem cálculos matemáticos, ela é interdisciplinar pois podem ser aplicados os seus conceitos e fórmulas noutras disciplinas curriculares. O programa de ensino por ser um instrumento orientador precisa de melhorar a definição de objectivo específicos de aprendizagem e indicação do material didáctico a ser usado na leccionação, canções e jogos de aprendizagem.
É importante destacar que no Processo de ensino aprendizagem deve se empreender metodologias adequadas para ensinar a Matemática, uma planificação prévia,  o uso correcto do material didáctico e criatividade pela parte do professor.




















Referências bibliográficas
INDE/MINEDH, Programas das Disciplinas do 1º Ciclo do Ensino Primário, 2018.

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